Vamos falar de: Empreendedorismo

//Vamos falar de: Empreendedorismo

Você chegou até aqui provavelmente para saber mais sobre o empreendedorismo, seja por curiosidade, por ser da área dos negócios ou por estar pensando em quais os benefícios de empreender. Hoje vamos abordar alguns assuntos referentes a essa tema, confira.

Empreendedorismo

Começando pela definição…

O que é empreendedorismo?

Termo muito usado no âmbito empresarial, caracterizado pelo processo de iniciativa que visa a implantação de novos negócios ou mudar de forma significante algo em uma empresa já existente. Quando pensa-se em empreendedorismo devemos sempre associar com inovação mas também com riscos. Esse termo foi usado pela primeira vez pelo economista Joseph Schumpeter lá em 1945.

O que é empreender?

Jovem empreendedora

Empreender nada mais é do que saber identificar novas oportunidades, e transformar isso em um negócio lucrativo.

Quem é o empreendedor?

O empreendedor é aquele que não tem medo e se propõe a assumir os riscos, a quebrar paradigmas existentes nas instituições. O empreendedor também cria soluções para problemas, sendo extremamente pró ativo e não esperando a atitude do outro, possui também características de liderança, de criatividade e de inovação.

Diferenças entre empreendedor e empresário:

As vezes as duas palavras são confundidas de forma errônea. O empresário é aquele que cria uma empresa para o mercado, ou tem um cargo que o exige o gerenciamento de recursos, a busca de resultados para a empresa. Diferente do empreendedor que além de exercer todas essas funções identifica oportunidades e cria algo lucrativo dela, empreender envolve mais do que inventar. Sendo assim todo empreendedor é necessariamente um empresário, mas nem todo empresário é um empreendedor. Ficou claro?

Empreendedor individual:

Aquele que atua no mundo dos negócios com uma atividade empresarial própria. Esse empreendedor é o titular da empresa, sendo responsável por todas as dívidas e consequentemente ganhando todo o lucro do empreendimento.

No Brasil é considerado empreendedor o indivíduo que fatura até sessenta mil reais por ano, e tem no máximo, um empregado.

Empreendedor digital:

Empreendedor digital

O empreendedor digital, como o nome já diz, faz o seu negócio online, ele oferece seu produto e/ou o seu serviço na web. Pode ser uma loja, ou uma pessoa, não importa, todos podem empreender na internet através de um site construído especificamente pra isso.

Empreendedor social:

O empreendedor social é caracterizado por aquele que busca soluções inovadores para os problemas que surgem na sociedade. Ele atua como um agente de mudanças, buscando novas ideias, novas resoluções de problemas. Lembrando que o empreendedor social busca lucros também, essas ideias e soluções sociais serão feitos por meio de uma atividade lucrativa.

Motivos para empreender:

  • Independência financeira;
  • Flexibilidade de horário;
  • Trabalhar geograficamente de onde quiser;
  • Fugir da rotina;
  • Impactar pessoas de forma positiva;
  • Ser o criador de soluções até então desconhecidas;
  • E por fim, paixão pela área que você escolher empreender.

Ser empreendedor nem sempre é fácil, exige competências e requer coragem. Há muitos exemplos de sucesso para se inspirar. O empreendedorismo é muito importante na sociedade pois através dele acontecem mudanças significativas e inovadoras. Existem até cursos com ênfase no ato de empreender, sabia?

Se você gostou desse artigo continue no nosso site e confira outros artigos relacionados com o tema.

2018-06-05T18:31:06+00:00

New Courses

Contact Info

1600 Amphitheatre Parkway New York WC1 1BA

Phone: 1.800.458.556 / 1.800.532.2112

Fax: 458 761-9562

Web: ThemeFusion

Posts recentes