Empreendedorismo Digital: O que é e como ser um empreendedor digital

Ser empreendedor é encontrar soluções criativas. E a internet está cheia de ideias inovadoras. Neste cenário de crise, aliar empreendedorismo e ambiente virtual pode ser a solução da lavoura. Você já pensou no assunto, quer realizar e não sabe por onde começar? Ou tem fio de ideia e muitas dúvidas? Saiba aqui o que é e como ser um empreendedor digital.

 

O que é empreendedorismo digital?

As lojas virtuais vinculadas a estruturas físicas não representam esse conceito. O empreendedorismo digital compreende negócios exclusivamente virtuais. A ideia de encontrar soluções criativas na internet significa facilitar a vida das pessoas. Por exemplo, pessoas sem paciência para lojas de roupas têm nas grifes online uma solução. Quem não encontra tempo para estudar, pode matricular-se em cursos à distância. Contudo, não limita-se a relação compra e venda. Um blog pode ser uma maneira de empreender online.

mkt-digital

Por quê empreender na internet?

Primeiro, o Brasil tem quase 60% das vendas online da América Latina. Segundo, os brasileiros dedicam 3x mais tempo a internet do que a televisão. Outro motivo é poder começar com estrutura física modesta e poucas pessoas. Quem vende roupas pode dar o ponta pé inicial em um cômodo não utilizado da casa.

Mas, independentemente da estrutura e da equipe é preciso investir em tecnologia. Os pagamentos online exigem metodologias de segurança para protegerem dados. Quem quiser empreender virtualmente precisa contratar soluções de pagamento eficazes.

marketing-digital

Por onde começar?

Os caminhos para ser empreendedor digital não são diferentes dos negócios convencionais. Apenas um deles é diferente, dado o ambiente virtual. Confira quais etapas devem ser percorridas:

  1. Definir área de atuação

Analise sua vizinhança e grupo de amigos. Do que eles precisam? A maioria tem filhos? Vender roupas infantis pode ser um bom nicho. Tem muitas mulheres? Que tal apostar em lingerie e cosméticos? Empreender é facilitar a vida das pessoas.

 

  1. Preencher um canvas e fazer plano de negócios

Surgido em 2010, o Business Model Canvas é um mapa com nove blocos que abrange:

  • Proposta de valor: o que a empresa trará de novidades?
  • Atividade-chave: o que será necessário para concretizar a proposta de valor?
  • Segmentação: quem será o foco da empresa?
  • Canais: a compra será apenas pela internet ou terá opção de compra por telefone?
  • Relacionamento com clientes: a comunicação será somente via e-mail? Haverá chat ou atendimento telefônico? Quais situações pedem comunicação apenas por e-mail? Quais situações demandam chat e telefone?
  • Recursos principais: quanto você precisa para começar? Precisa adaptar ou alugar ou comprar um espaço? Precisa comprar equipamentos? Precisa contratar profissionais?
  • Parcerias principais: quais serviços precisam ser terceirizados?
  • Fontes de receita: quais caminhos para obter lucros?
  • Estrutura de custos: principais custos para tirar o projeto do papel.

O plano de negócios segue a mesma linha. Ele é a descrição dos objetivos do negócio e as etapas para alcançá-los. A diferença entre canvas e plano de negócios é que o primeiro é algo mais visual e mais resumido, enquanto o plano é mais complexo envolvendo plano de marketing, capital de giro, entre outros aspectos.

  1. Investir em marketing digital

Use blogs e redes sociais para divulgar seu empreendimento. Aposte em conteúdos que respondam aos anseios do seu público.

Saiba-Mais-Sobre-Marketing-Digital-2

Ser um empreendedor digital traz novos desafios. Quem decide trilhar essa estrada precisa acompanhar as novidades tecnológicas, de marketing e negócios. Principalmente, esse empreendedor deve ter em mente que tais conceitos são entrelaçados.

Você tem planos de ser empreendedor digital? Diga o que achou do texto e compartilhe suas ideias.

 

Fontes

http://exame.abril.com.br/negocios/dino/empreendedorismo-digital-mercado-de-atuacao-que-nao-para-de-crescer-dino89091665131/ 

Empreendedorismo Digital: o que é, como começar e razões para se aventurar!
https://www.iped.com.br/materias/comunicacao-marketing-e-vendas/entenda-conceito-empreendedorismo-digital http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Canvas:-como-estruturar-seu-modelo-de-neg%C3%B3cio

 

 

Talvez você também goste...